Início Desporto A carta aberta ao fim da “peixarada” do futebol na TV

A carta aberta ao fim da “peixarada” do futebol na TV

25
0

Carta na Íntegra:

“Opinião. O princípio do fim da “peixeirada” do futebol na TV

A SIC avançou com a informação de que o canal de notícias vai deixar de exibir os programas de debate sobre futebol com recurso a comentadores ligados ao FC Porto, ao Sporting CP, e ao SL Benfica. Pouco depois, a TVI anunciou decisão idêntica, afirmando que já a tinha tomado há alguns meses.

O futebol é o desporto rei em Portugal, logo, um desporto de massas. Estes programas, tal e qual os conhecemos, não só não o dignificavam, como também não dignificavam a própria televisão. Eram, aliás, dos momentos mais baixos da televisão portuguesa.

Quantas vezes não assistimos no dia seguinte, por exemplo, aos histerismos de Manuel Serrão? Talvez se critiquem programas como o Passadeira Vermelha ou o Big Brother Extra mas, apesar de uma ou outra opinião mais inflamada, não se assiste à “peixeirada” que domina ou dominava os domingos à noite nos canais de notícias.

Para já, ainda não se sabe que formato de debate vai substituir aqueles que já existem, ou existiam. Contudo, espera-se que, pelo menos, seja mais digno.

SIC e TVI merecem um aplauso por terminar com vários programas que garantem audiências, mas que não dignificam o canal. Por outro lado, a RTP vai manter o seu Trio D’ Ataque porque, garante, não tem comentadores “tóxicos”. Opiniões…”

Um texto de Tiago Lourenço no site Espalha Factos.