Início Noticias Marta Temido reconhece: “Estamos numa situação mais pesada e complexa”

Marta Temido reconhece: “Estamos numa situação mais pesada e complexa”

105
0

A ministra da Saúde falou sobre a situação do COVID-19 e a forma como está a afetar o Sistema Nacional de Saúde. Numa fase em que existe “uma enorme pressão sobre o sistema de saúde devido aos novos casos”.

“Estamos numa situação mais pesada e complexa do que as duas anteriores que passámos, mas estamos também num momento em que começamos a perspetivar aquilo que serão os resultados da vacinação, que só se alcançarão num prazo de vários meses. Mais um esforço adicional é indispensável para ultrapassarmos esta fase”.

“O país já manifestou o seu interesse nas quantidades adicionais que foram noticiadas e em outras que estão em discussão. Precisamos de continuar com o nosso esforço conjunto de aquisição de mais quantidades e depois completar o processo pela efetiva distribuição e administração”.

“Até ao final da semana passada, quando acabámos a administração das doses que tínhamos disponíveis, tínhamos conseguido administrar vacinas em 165 estruturas residenciais para idosos e unidades da rede de cuidados continuados integrados. Nos casos onde há surtos, a vacinação é adiada e estamos, de facto, a correr contra o aparecimento de surtos em estruturas deste tipo, tentando que as pessoas se mantenham livres de doença até à vacinação”.

Portugal registou, durante o dia de ontem, mais 122 vítimas mortais e 5.604 infetados pelo novo coronavírus, informou, esta segunda-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num total de 7.803 mortes e 483.689 casos de infeção confirmados.