
De acordo com vários jornalistas, o repórter de guerra Maks Levin está desaparecido. A última vez que o “talentoso fotojornalista” foi visto ou comunicou com alguém foi na manhã do dia 13 de março. Depois disso, ele estaria a reportar numa frente de guerra em Kiev e nunca mias foi visto.
“O nosso bom amigo, o talentoso fotojornalista de guerra Maks Levin, desapareceu. Ele teve mais um dia de campo numa zona de combate nos arredores de Kiev a 13 de março. Desde então, ninguém teve contato com ele. Se vocês acompanham esta guerra, com certeza já viram muitos dos seus trabalhos”, escreveu o jornalista Ilia Ponomarenko no Twitter.
Our good friend, talented war photojournalist Maks Levin, has gone missing.
He had yet another field day in a combat zone outside Kyiv on March 13. Ever since then, no one has had any contact with him.
If you follow this war, you have definitely seen a lot of his works. pic.twitter.com/ILjrt6LofO— Illia Ponomarenko 🇺🇦 (@IAPonomarenko) March 22, 2022
O jornalista ucraniano também está em Kiev, ele que trabalha para o ‘The Kyiv Independent’ e partilhou ainda uma das últimas fotos que foram publicadas de Maks Levin, durante esta guerra na Ucrânia.
https://twitter.com/IAPonomarenko/status/1506257746433347587/photo/1
Também a jornalista Olga Khudetska tem partilhado sobre o desaparecimento do colega. “Está confirmado: o fotojornalista Maks Levin desapareceu a 13 de março entre Moshchun e Huta Mezhihirska [em Kiev], onde ocorreu uma pesada batalha naquele dia. Ele conduziu o seu carro para Huta Mezhihirska e foi na direção de Moshchun. A sua última mensagem é de 11h23. O seu desaparecimento foi confirmado pelo seu colega e amigo Markian Lyseiko. Lyseiko e outros tentaram encontrar o Maks todos estes dias sem entrar em público, mas ainda sem resultados. Eles pensam que o Maks possa estar ferido ou capturado”, partilhou a jornalista no seu Twitter.
It’s confirmed: photojournalist Maks Levin disappeared on March, 13 between Moshchun and Huta Mezhihirska, where heavy battle took place on that day.
He drove on his car to Huta Mezhihirska and went with his camera on Moshchun direction.
Last message is on 11:23 am.
— Olga Khudetska (@OKhudetska) March 22, 2022
Entretanto, outros profissionais lembram que os jornalistas estão a ser perseguidos na Ucrânia, pelas tropas russos. Dois repórteres da Associated Press contaram que os russos têm os seus nomes e que os estão a tentar silenciar, para que as informações sobre o que está a acontecer na Ucrânia não passem para o exterior.