Noticias

“Não estou preocupado com a foto”: A história de João Paulo, o jovem que salvou ovelhas e se tornou ícone dos fogos

É já considerado um herói por muitos ao salvar inúmeros animais e pessoas. Foi e está a ser incansável a resgatar quem consegue e o momento acabou por ser captado pela lente da agência noticiosa Lusa.

João Paulo, um jovem de 22 anos, viu a sua imagem partilhada milhares de vezes nas redes sociais nas últimas 24 horas.

Vive na aldeia da Boavista, em Leiria, e não desistiu nem fugiu quando as chamas chegaram à sua casa. Foi à luta e ajudou os outros fossem pessoas ou animais e o momento acabou por ser captado pela lente de Paulo Cunha, da agência noticiosa Lusa.

À rádio Observador, João Paulo diz que não está preocupado com a fotografia porque não lhe traz boas recordações. “A fotografia pode ser divulgada em qualquer país, não me interessa”, afirma.

Logo ao início da tarde, o jovem tentou salvar alguns animais que estavam no campo, junto das chamas. “Conseguimos salvar todos os animais”, diz. Ao todo, foram resgatadas cerca de 20 ovelhas de vizinhos e mais de 40 cabras do avô.

Ele estava sozinho, sem ajuda e com medo de perder tudo o que tinha, mas mesmo assim João Paulo decidiu ajudar os bombeiros a combater as chamas e a retirar pessoas das casas. “Ajudei a tirar algumas pessoas de casa. Foi uma situação difícil para mim porque estava sozinho. Vieram chamar-me de repente e não tinha ninguém para me ajudar a resgatar as pessoas. Não havia bombeiros suficientes para ajudar”, contou.

Apesar de tudo mostra grande humildade sem querer saber da fama: “Vim ajudar os bombeiros porque é o local onde vivo há 22 anos, sou daqui da terra. Não gosto de ver o que é meu e dos outros a ir por água abaixo.”

FOTO DE PAULO CUNHA / LUSA

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo